terça-feira, 27 de maio de 2014

Manifestação contra o aborto reúne cerca de 3 mil pessoas no Chile

27/05/2014 02h58 - Atualizado em 27/05/2014 02h58

Mobilização ocorre após governo sinalizar legalização em três situações.
Médico aponta que 30 mil abortos clandestinos ocorrem por ano no país.

Da EFE
Uma manifestação contra a descriminalização do aborto terapêutico reuniu nesta segunda-feira (26) no Chile cerca de 3 mil pessoas em frente ao Palácio de la Moneda, sede do Executivo, liderada pela fundação Chile Siempre e parlamentares da direita.

A mobilização ocorre depois que a presidente anunciou no dia 21 de maio que vai promover um projeto de lei para descriminalizar o aborto em três situações: quando há risco de vida para mãe, em caso de estupro ou se o feto tem problemas congênitos e seu nascimento é inviável.
Os presentes, todos com camisas coloridas, denunciaram uma eventual legalização do que consideram "a pena de morte daquele que ainda vai nascer", depois que a presidente Michelle Bachelet anunciou essa iniciativa na última quarta-feira (21).
"Estamos participando desta mobilização e não só nos juntamos e solidarizamos, mas viemos para apoiar o trabalho que cumprimos no Parlamento, que tem a ver com a defesa da vida", disse o deputado de oposição Gustavo Hasbún, em declarações ao site do jornal 'El Mercurio'.
Hasbún participou da manifestação junto com Arturo Squella, Javier Macaya e Romilio Gutiérrez, todos parlamentares do partido conservador União Democrata Independente (UDI), e o senador do Renovação Nacional (RN), Francisco Chahuán.
Hasbún garantiu que a manifestação é para lembrar o governo de Bachelet que não vão aceitar "a legalização da pena de morte para as crianças que ainda vão nascer".
Repercussão
O anúncio do projeto de lei provocou diversas reações no mundo político e científico local. No partido Amplitude, de centro-direita, um dissidência do RN, a senadora Lily Pérez opinou em uma entrevista à rádio 'Cooperativa' que, em caso de risco de vida para a mãe e inviabilidade do feto, estariam de acordo com a descriminalização do aborto, já que consideram "que resguardar a vida da mãe não pode ser considerado aborto, porque não há um esforço intencional para prejudicar um terceiro".
No entanto, no caso de estupro a discussão é mais "complexa", segundo Lily, já que nesse caso "há diretamente uma decisão; já não se trata de resguardar a vida da mãe, nem de uma morte intrauterina, mas de uma decisão sobre uma pessoa que está em desenvolvimento e que não está apresentando nenhuma das características anteriores, que impeça que ela viva depois de nascer".
Por sua vez, o presidente do Colégio Médico do Chile, Enrique París, afirmou ser a favor de abrir a discussão sobre um projeto de interrupção da gravidez em casos específicos. París disse à 'Cooperativa' que não compartilha a visão dos setores que se opõem à iniciativa que busca descriminalizar o aborto para os casos de inviabilidade do feto, risco da vida da mãe e estupro.
"O Colégio Médico em seu Departamento de Ética não tomou uma decisão ainda, mas vai tomar. Eu acho que o que disse a presidente, que eu acho muito bom, é que é preciso abrir o debate", declarou.
Segundo o titular dos médicos existem mais de 30 mil abortos clandestinos por ano e é necessário encontrar uma solução "que siga pelo caminho da educação", disse.



Fonte http://g1.globo.com/mundo/noticia/2014/05/manifestacao-contra-o-aborto-reune-cerca-de-3-mil-pessoas-no-chile.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário