terça-feira, 15 de julho de 2014

OMS quer eliminar tuberculose do mundo até 2050

2014-07-15 Rádio Vaticana - Cidade do Vaticano (RV) -
A Organização Mundial da Saúde quer eliminar a tuberculose do mundo até 2050 e apresentou neste mês em Genebra, Suíça, junto com a Sociedade Respiratória Europeia (SER), um plano de ação para eliminar a tuberculose em 33 países.

Alemanha, Austrália, Canadá, Cuba, Estados Unidos, França, Jordânia, Itália e Emirados Árabes são países que registram baixos índices da doença, menos de 100 casos por 1 milhão de habitantes.
Apesar de a tuberculose ser uma doença que pode ser evitada e curada, mais de 155 mil pessoas são infectadas por ano e 10 mil morrem nestes 33 países.
A propósito da Tuberculose nós conversamos com a epidemiologista clínica Dra. Miriam Sommer, de Porto Alegre (RS) que atualmente mora e trabalha em Haia, na Holanda.
A tuberculose é a segunda maior causa de mortes atrás apenas do HIV/Aids. Segundo a OMS, 95% dos óbitos ocorrem em países de média e baixa rendas e a doença está entre as três principais causas de morte entre mulheres de 15 a 44 anos.
Neste novo plano de eliminação da tuberculose, a OMS define uma fase inicial de pré-eliminação, que consiste na redução do número anual de novos casos de tuberculose, de menos 100 casos para menos de 10 casos para cada milhão de habitantes até 2035.
A agência da ONU quer que os países invistam em pesquisas e novas técnicas para combater não só a bactéria comum da doença, mas também o tipo mais perigoso, que é resistente a medicamentos. (MJ/ONU)

Nenhum comentário:

Postar um comentário