segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Milhares de franceses protestam contra o aborto

PARIS


por Agência Lusa, publicado por Susana Salvador19 janeiro 201423 comentários
Protesto contra o aborto
Protesto contra o abortoFotografia © REUTERS/Gonzalo Fuentes
Milhares de opositores ao aborto, galvanizados pelo "exemplo" espanhol, participaram num desfile em Paris para protestar contra um projeto-lei que, segundo eles, "banaliza totalmente" a interrupção voluntária da gravidez em França.
Sob lemas como "sim à vida" ou "viva a Espanha", muitos manifestantes usavam as cores vermelho e dourado de Espanha, onde o Governo de direita pretende abolir o direito ao aborto, cuja lei foi aprovada em 2010, exceto em casos muito específicos, relatou a agência de notícias francesa (AFP).
De acordo com os organizadores da "Marcha pela Vida", Espanha é "um exemplo" que deve ser seguido, isto, quando o diploma sobre o aborto será debatido no Parlamento francês na segunda-feira.
A porta-voz da organização, Cécile Edel, apelidou o projeto-lei como "uma banalização total do aborto e uma negação do direito à vida, consagrado no Código Civil".
Desde 2005 que é organizada a "Marcha pela Vida" na capital francesa, marcando o aniversário da lei que legalizou o aborto em França em 1975. No ano passado, à iniciativa juntou-se uma grande manifestação contra o casamento entre pessoas do mesmo sexo.
Os manifestantes convergem de todas as províncias francesas para Paris para participar nesta iniciativa.
Em resposta, a poucos quilómetros da "Marcha pela Vida", um grupo composto por entre 200 a 300 pessoas, na sua maioria mulheres, negam que a França se queira tornar na Espanha, considerando que o direito ao aborto é inatacável.
Mais de 220 mil abortos são realizados todos os anos em França, onde tal prática é legal desde 1975 e totalmente reembolsada pelo Estado desde janeiro do ano passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário